Logo da Prefeitura

Command Palette

Search for a command to run...

quinta-feira, 17 de novembro de 2022
12:00

Viçosa Mais Verde é lançado com distribuição de mil mudas de espécies nativas

Compartilhar:
Viçosa Mais Verde é lançado com distribuição de mil mudas de espécies nativas

Texto: Severino Carvalho

Fotos: Atylla Bezerra

Cerca de mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica foram distribuídas nesta quinta-feira (17) durante o lançamento do projeto Viçosa Mais Verde, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. A ação aconteceu na Praça Apolinário Rebelo.

As mudas foram fornecidas aos moradores de Viçosa que, em contrapartida, fizeram a entrega de materiais recicláveis à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa (Ascavisa). Um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) foi instalado na Praça do Cinema, incentivando a coleta seletiva no município.

“A distribuição de mudas está relacionada com o início dos trabalhos de coleta seletiva. É uma forma de chamar a atenção para o armazenamento correto dos resíduos sólidos e sua destinação final”, afirmou o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Israel de Alcântara Moura.

Logística reversa

Em outra ação, que contou o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), em parceria com a Associação dos Distribuidores e Revendedores de Agroquímicos de Alagoas (Adraal), recolheu 30kg de papelão e 350 embalagens de defensivos agrícolas.  

A iniciativa é uma das atividades que contribuem para o sucesso do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos), que, anualmente, tem recolhido uma média de 140 a 150 toneladas desses resíduos em Alagoas, dando destinação adequada e protegendo o meio ambiente, segundo informou Licínio de Souza Loureiro Neto, supervisor de Central do Inpev.

“O objetivo é retirar o máximo de resíduos do ambiente e fazer com que cheguem ao destino final de maneira adequada, seja para reciclar ou incinerar”, explicou.

O ponto de coleta itinerante foi montado em frente à sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente para o recebimento das embalagens vazias de defensivos agrícolas, devidamente lavadas e inutilizadas.

“Estamos elaborando um cronograma e oficializando a parceria. Os contatos iniciais foram feitos entre Licínio e Paulo Bonfim, representando a Secretaria de Agricultura do Município. As embalagens devem ser armazenadas adequadamente e em local apropriado até a nova coleta, evitando dessa forma contaminar as pessoas, animais ou o meio ambiente”, ressaltou Israel Moura.

“Após a elaboração do cronograma, levaremos aos meios de comunicação para que todos tomem conhecimento e nos tragam as embalagens até o ponto de coleta na data marcada, como foi feito hoje”, acrescentou.

 

Galeria de Fotos

Notícias relacionadas

    Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.