Quinta da Serra e Mata Escura recebem ações do programa Prefeitura nas Comunidades

Foto

Texto e fotos: Severino Carvalho

Mais de 200 famílias do assentamento Quinta da Serra e do povoado Mata Escura, na zona rural de Viçosa, foram beneficiadas, nesta quarta-feira (18), pelas ações da 2ª edição do programa Prefeitura nas Comunidades. Foram realizados serviços nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, assistência social, agricultura, cultura, esporte e turismo. 

O aposentado João Batista da Silva, 88 anos, é morador da Mata Escura. Foi à tenda do programa em busca de atendimento médico e saiu de lá satisfeito.

“Vim para o médico por causa da pressão (arterial) e dos pés, que estão inchados. Então, fui atendido e já passaram a papeleta (receita e medicamentos). Agora estou indo para casa, graças a Deus”, disse. 

A dona de casa Cícera da Conceição Silva, 58, também passou por consulta médica. Ela parabenizou a gestão pelo ineditismo e eficiência do programa Prefeitura nas Comunidades. 

“Isso é uma maravilha, é uma coisa linda! Nunca houve isso aqui na Mata Escura, nunca lembravam de nós; então, estão todos de parabéns”, afirmou ela.

Prefeito acompanhou as ações do programa Prefeitura nas Comunidades e conversou com os moradores 

Viviane da Conceição, 32, procurou a tenda do programa Prefeitura nas Comunidades para cuidar da autoestima. Ali, cortou os cabelos e passou pela manicure. “Eu vim cuidar da saúde da beleza”, disse a bem-humorada dona de casa, com sorriso de satisfação. “Se eu fosse cortar na rua, ia pagar R$ 30. Aqui, já economizo”, acrescentou. 

Intensificação 

O prefeito de Viçosa, João Victor, acompanhou as ações da 2ª edição do programa. Ele conversou com os moradores e ouviu as demandas das duas comunidades. 

“A gente entende que os serviços públicos oferecidos em todos os órgãos que compõem o município precisam ser levados às comunidades rurais e àquelas mais carentes. Então, a gente integrou essas ações e estamos fazendo com que cheguem a essas localidades de forma eficiente e próxima”, explicou João Victor. 

Ele anunciou que o programa Prefeitura nas Comunidades será intensificado e que, na próxima quarta-feira (25), chegará ao povoado Tangil. 

“Estávamos limitados por conta da pandemia e agora, com o avanço da vacinação, vamos levar os nossos serviços a mais comunidades, atendendo, sobretudo, as pessoas que vivem em vulnerabilidade social e que têm dificuldade de acesso para se deslocar, por exemplo, a um posto de saúde”, finalizou o prefeito. 

Ações 

O assentamento Quinta da Serra e o povoado Mata Escura foram beneficiados com as seguintes ações da Secretaria Municipal de Saúde: atendimento médico e odontológico, realização de testes rápidos, aferição de pressão arterial e glicemia, vacinação contra a H1N1 e Covid-19 (adulto e pediátrica) e orientações fisioterapêuticas. 

A Secretaria de Educação atuou na busca ativa escolar e manteve, no local, o Plantão Pedagógico. A Pasta da Cultura, Esporte e Turismo participou das ações por meio do cadastramento de artesãos e do Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos).

 Cícera: “Isso é uma maravilha, é uma coisa linda! Nunca houve isso aqui na Mata Escura, nunca lembravam de nós; então, estão todos de parabéns”

A Secretaria Municipal de Agricultura ofertou assistência técnica e gerencial aos produtores rurais e disponibilizou um trator com arado para o gradeamento de terras. A Assistência Social esteve engajada no cadastramento de beneficiárias do Cartão Criança Alagoana (Cria), do Renda Mais e do Auxílio Brasil. Manteve, ainda, ações do Plantão Social, direcionadas a famílias em situação de vulnerabilidade social, bem como disponibilizou os serviços de corte de cabelo e manicure. 

Já a Secretaria Municipal de Infraestrutura atuou no melhoramento das estradas vicinais por meio dos serviços de patrolagem e terraplanagem. Fez, também, o recolhimento de entulhos e promoveu melhorias na iluminação pública.

Compartilhe: