Prefeito de Viçosa decreta situação de emergência por causa das chuvas

Foto

Texto: Severino Carvalho

Fotos: Atylla Bezerra

O prefeito de Viçosa, João Victor, decretou, neste sábado (2), situação de emergência no município, afetado pelas chuvas constantes que caem desde a madrugada de sexta-feira(1) e provocaram o transbordamento do Rio Paraíba do Meio. As chuvas nas últimas 24 horas já superam o acumulado de 150 milímetros.

Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, ao menos 122 pessoas foram removidas pelas equipes da Prefeitura das áreas afetadas e estão abrigadas em escolas municipais.

“Tivemos uma redução do nível do Rio Paraíba na noite de sexta-feira, mas, agora pela manhã, voltou a subir novamente. Então, a gente precisa redobrar os cuidados. Muitas pessoas já foram removidas e abrigadas nas escolas. Estamos dando todo o suporte necessário às famílias de nosso município. Reforçamos e redobramos os trabalhos”, afirmou João Victor, que desde o início das chuvas acompanha e coordena os trabalhos de perto.

Equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura atua na desobstrução de via afetada por deslizamento

Por determinação do prefeito, uma força-tarefa foi montada envolvendo todas as secretarias e órgãos municipais engajados nos trabalhos de remoção e acolhimento das famílias afetadas pelas chuvas em Viçosa, bem como nas ações de recuperação das áreas atingidas.

O decreto de situação de emergência assinado pelo prefeito é válido por 180 dias. A medida permite aos agentes públicos adentrarem os imóveis residenciais e comerciais para prestar socorro às vítimas ou para determinar a sua pronta evacuação.

Prefeito coordena as ações executadas por força-tarefa, que envolve secretarias e órgãos municipais

Ações

A Secretaria Municipal de Infraestrutura está atuando na desobstrução das vias afetadas por deslizamentos de terra e na limpeza das ruas onde o nível das águas já baixou.

Nas ruas onde o nível das águas baixou, homens e máquinas atuam na limpeza e desobstrução das vias 

O dano causado à cabeceira da ponte Arnon de Mello, mais conhecida como “Ponte Velha”, será reparado tão logo o nível do Rio Paraíba permita a execução dos trabalhos de recuperação. Por medida de segurança, o tráfego por sobre a ponte foi interditado pela Superintendência Municipal de Transporte, Trânsito e Defesa Social (SMTTDS).

Também por medida de segurança, a Ponte do Hemetério, na AL-210, entre Viçosa e Cajueiro, foi interditada pela Polícia Militar (PM) nesta manhã.

A população pode acionar a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil através do número (WhatsApp): 82 - 99633 6596.


Ponte do Hemetério, entre Viçosa e Cajueiro, foi interditada por medida de segurança pela Polícia Militar (foto: Severino Carvalho)

Compartilhe: