Texto: Severino Carvalho
Foto: Luan Guilherme
Mais de 2.400 quilômetros separam as cidades de Viçosa (AL) e de Bariri, em São Paulo. Essa distância colossal, entretanto, se esvaiu graças ao conhecimento repassado pela pedagoga viçosense e coordenadora municipal de Educação, Maria Edileusa Vilela dos Santos.
Durante palestra aos estudantes da Escola Ephigênia Cardoso Machado Fortunado, da Rede Estadual de Ensino de São Paulo, a professora e escritora falou sobre a cultura, a história e as potencialidades econômicas de Viçosa, localizada no Vale do Paraíba alagoano, a 86 km de Maceió.
“Foi uma experiência muito emocionante. Primeiro, como profissional, por estar em outro estado falando da nossa cidade, da nossa cultura e de nossos costumes; segundo, por estar em Bariri, que para mim remonta às memórias afetivas de minha infância e porque aqui tenho familiares”, revelou Edileusa.
Acompanhada pela diretora da escola estadual paulista, Rosimeire Aparecida Bodoni Massocato; e da coordenadora do Ensino Fundamental, Lúcia Palamim, a professora viçosense ministrou palestra aos estudantes do 9º Ano.
“Os alunos interagiram bastante. Apresentei os nossos folguedos, a exemplo do Guerreiro, do Reisado e da Banda de Pífanos. Também falei sobre o potencial econômico e turístico de Viçosa. Foi uma troca de experiência fantástica”, disse Edileusa.
Lançamento
À noite, a partir das 19h30, no Centro Cultural Educacional Mário Fava, em Bariri, a escritora viçosense lança o livro “Uma vida por inteiro”. A obra trata da infância da autora, de sua jornada estudantil e profissional, envolvendo aspectos culturais, sociais e religiosos. Ela também é autora do livro “Pedaços de uma vida”.